Procurando algo específico? Tente por aqui ^-^'

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Edição "A fênix ressurge"

Caros leitores,

Aproveito a série de atividades avaliativas da disciplina Design Gráfico para Jornalismo da UCB e a proposta de que criássemos um Blog ou utilizássemos algum já em funcionamento, para voltar a postar e brindar todos aqueles que acompanham o 'Mundo do Guto" com uma série de análises pertencentes à formação universitária jornalística, bem como aproveito ainda para divulgar meu porta-fólio composto de vetorização de figuras, observações acerca de intencionalidade, função e capacidade de informação de imagens (próprias de uma tentativa de alfabetização visual a qual estou passando) aguçamento e nivelamento, além de testes e tentativas de corrigir e melhorar trabalhos publicados. 

Espero que vocês, já espectadores (MOOOOOR [TIA JESSI *.*] TE AMOOO!!), possam adquirir novos conhecimentos com essa série de publicações e aos futuros jornalistas, comunicadores ou estudantes que visitem o blog - a partir de agora - em busca de referências acerca dos temas aqui tratados, possam se sentir convidados a continuar lendo, partilhando e gerando mais conhecimento, informação, interpretação e opinião.

Pretendo seguir - a partir de agora - publicando no blog (tentarei alimentá-lo ao menos quinzenalmente ou no máximo mensalmente), fazendo análises sobre os mais diversos temas, bem como postar minhas resenhas, críticas, roteiros, ensaios, matérias, reportagens ou tudo que eu fizer na faculdade.

PS.: Devido ao prazo de conclusão das postagens para a análise do professor, identifiquei alguns erros de digitação, concordância, coerência, ortografia no corpo das publicações que se seguiram nestes últimos dias. Deste modo, só as corrigirei quando o professor Felipe Neves já tiver concluído a avaliação as postagens publicadas dentro do prazo de avaliação.
Portanto, peço desculpa pelos erros que identifiquei após a 10ª revisão e prometo em breve os corrigir.

Agradeço a todos que leram o blog desde sua existência, bem como quem leu esse texto gigante até aqui. ;P Espero voltar com força total.
Sejam bem-vindos de volta ao Mundo do Guto.
Guilherme Guto.

domingo, 9 de junho de 2013

Aguçamento

A ideia aqui é outra.  É dar um peso diferente.
A bomba foi deixada "apoiada no título" e Ao canto direito, fora do eixo diagonal que parte do centro. Ela causa um peso completamente diferente e parece que a imagem vai explodir. Soa bem pesado.

O título está totalmente centralizado e o "cordel" agora ampliado.

Qual a sua opinião desta nova composição?

Nivelamento

Corrigir erro dos outros é algo que muitos gostam de fazer. Contudo, fazer melhor é algo que pode ser bem trabalhoso e, por vezes, não sai melhor que o original.

A ideia desta atividade não é criticar, desmerecer o trabalho de ninguém ou, sequer, dizer que sou capaz de fazer algo melhor, mas tão somente tentar melhorar o efeito visual de uma composição qualquer que eu pudesse encontrar na rede.

A imagem escolhida foi a de um cordel, que segundo minha análise, causa uma ambiguidade visual ao colocar uma bomba de formato circular muito próximo ao centro, contudo, não exatamente nele. Apesar de a imagem conter o pavio e a moldura, penso que a simplificação do formato do cordel, possibilite um nivelamento da imagem.

Será que vai funcionar? Você quem diz!

A primeira imagem é a original. Na segunda eu optei por centralizar a bomba e aumentar seu tamanho, trazendo o peso do título e o nome do autor para baixo, para que o pavio e a valorização do termo "Literatura de Cordel" fizesse o contra balanceamento, mantendo ainda o peso visual para baixo. A intenção principal, foi retirar a ambiguidade de o centro estar no pavio para o centro da bomba propriamente dito.

E então? Surtiu algum efeito positivo?

Paleta de cores

Uma ferramenta de extrema importância para o Design Gráfico é a Paleta de Cores. A paleta de cores gráfica é semelhante à aquarela que o pintor utiliza para colorir seus quadros.

A paleta de cores utilizada na pintura de mão, provém da mistura de cores e tons de cada pigmento, até que se chegue na coloração que se pretende para a partir daí poder se repetir tais tons sempre que for necessário, mantendo um mesmo padrão e a família da cor em todo o quadro.

Todavia, com o advento das novas tecnologias e de novas plataformas, essa mistura se tornou mais precisa, reconhecível e prática de se reproduzir.

Para exemplificar melhor a técnica, através do Illustrator da Adobe, eu criei a paleta de cores da imagem do famoso desenho Pica Pau, disponível na internet através do site: http://workupindaial.com.br/alunos/?attachment_id=35

Nessa paleta constam as cores que foram utilizada no desenho, bem como a proporção de ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K) [da tabela de pigmentos que podem ser impressos em offset, jato de tinta ou laser] assim como a proporção em vermelho (R), verde (G) e azul (B) [da tabela de cores luz que podem ser visualizadas nas plataformas digitais].

Notem que o tom de vermelho da língua e o cabelo são os mesmos, assim como o preto dos olhos e do interior da boca são equivalentes entre si.

Autoria: Guilherme Augusto

Composição com tipos

A tipografia e a arte são dois elemento de extrema riqueza que podem não estar necessariamente separados:




Imagens reproduzidas da internet

Diferenciação de imagens (positivo e negativo)

Edição: Guilherme Augusto

Através do uso de formas e cores é possível fazer a diferenciação de grupos de imagens, ainda que esses grupos façam parte de uma mesma composição. É como no caso acima, na qual as famosas máscaras que representam o teatro grego foram montadas em oposição de cores e de formas para expressar e enfatizar a diferença entre positivo e negativo, alegre e triste, comédia e tragédia.




Equilíbrio x Instabilidade


                                                              Figura 1 (reprodução)

                                                           Figura 2 (reprodução)

As duas figuras acima tem, por princípio básico de análise, uma diferença significativa e primordial que as distinguem: a estabilidade.

A firmeza é uma necessidade psicológica e física* que assegura ao homem a sensação de que este se manterá ereto. Esta sensação de segurança tem como um de seus principais efeitos a calma e a tranquilidade, não somente expressos nos atos cotidianos dos próprios seres humanos, mas também na forma consciente e inconsciente* (intrínsecos na mente de cada indivíduo) de análise de uma composição visual.

Segundo a autora Donis A. Dondis em sua obra "A sintaxe de linguagem visual".2003. ed. Martins Fontes. São Paulo, a forma mais segura de se observar e avaliar uma figura em equilibrio ou não, é a própria intuição. Deste modo, podemos afirmar que a figura 1 está em total desequilíbrio enquanto a figura 2 em nível de perfeita estabilidade.

Esta afirmação pode ser justificada pelo fato de na primeira imagem o urubu estar sobre o lado do penhasco que conta com um leve declive, com o centro dos pés na ponta do desfiladeiro, com cascalhos rolando para baixo por - supostamente - reação à pisada, bem como o corpo do próprio urubu estar inclinado para trás enquanto os braços abertos para frente tal qual a perna direita, na busca pela recuperação do eixo gravitacional (equilíbrio), semelhante ao de alguém que sofre um empurrão e tenta se manter de pé, inclusive, contidas na expressão de alarme* inscrita no rosto do personagem, aumentando o efeito da perda da segurança. Ao contrário, a figura 2 é composta por um corpo que está totalmente firmado na superfície em que se encontra, efeito aguçado pela distribuição do peso pelos braços e pelas pernas do personagem, além da tentativa de centralização da figura ao centro da imagem, reforçando a ideia de estabilidade e segurança.

Em virtude às escolhas feitas para cada composição é possível obter, também, um efeito previamente estabelecido e imaginado pelo autor.

Na imagem 1, o chargista representa um urubu, trajando uniforme rubro-negro e utilizando um par de chuteiras com cravos, em alusão ao Clube de Regatas Flamengo que - à época da publicação da charge - atravessava um difícil momento na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol e corria risco de  "cair" (ser rebaixado) para a segunda divisão da competição, produzindo ênfase às sensações de instabilidade e risco vividas pelo clube e pelo próprio urubu.

Já na imagem 2, com a representação da paz de espírito, tranquilidade e equilíbrio - geradas pelo Ioga e pela meditação - o fotógrafo busca utilizar recursos visuais para expressar tal equilíbrio e se manter coerente à tentativa transmitir o efeito e a informação de calma próprios da prática retratada, através da busca em manter a boa distribuição do corpo na imagem e de focalizar o equilíbrio do eixo gravitacional do personagem.

Portanto, os recursos de equilíbrio e de instabilidade são capazes de reforçar e/ou de transmitir a mensagem que será captada - também inconscientemente - pelo observador.
Guilherme Augusto

Referências:
* Donis A. Dondis, A sintaxe da linguagem visual
** Imagens disponíveis na internet

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Desenho vetorial rasterizado (JPG) Lisa Simpson (Nível médio)

Os direitos do contorno e preenchimento da Lisa são meus também =D
Ps: Se liga no Vestido Rosa berrante e nos sapatinhos M:100% + Y:100% (quem não entendeu pergunta nos comentários)

Pra quem tiver curiosidade o arquivo molde que eu usei foi esse:
Notem que há adaptações (pequenas porém necessárias pelo grau de dificuldade do original - como no cabelo) e como ela fica muito mais fashion de colar escuro ;P

Desenho Vetorial rasterizado (JPG) Frajola

Todos os direitos são reservados ao autor do contorno do desenho, bem como do preenchimento: EU =D

(Se liga nos olhos verde-bizarro)

Usei como molde esse JPG aqui:


O original está disponível no Google segundo a pesquisa "frajola" ou no blog que eu retirei a imagem em si:

Ta parecido? Quem quiser eu posto o .ai original

Desenho vetorial rasterizado JPG simples